Aproveite:
O ano de 2024 traz consigo novas tendências de viagens e de consumo em estudo apontado pela revista Condé Nast Traveller. Algumas delas nos identificamos bastante, principalmente pois bate com muita coisa que falamos por aqui.
Segundo a reportagem, o ponto mais importante para quem vai viajar é valorizar as experiências que trazem um impacto positivo em nossas vidas, incluindo passar mais momentos com familiares e momentos de bem-estar que duram muito depois da viagem concluída.
Fora isso, viagens que englobam shows, esportes e gastronomia estão em alta. Bora conferir? Selecionamos algumas destas tendências que acreditamos que você deve prestar atenção.
1. Viagens para shows e eventos
Faz alguns anos que já percebemos a tendência de pessoas atrelarem sua viagem a assistir a um grande show, seja de sua banda ou artista favorito.
Em 2023 viu-se esse boom com algumas Tours, como por exemplo a da Taylor Swift e sua “Eras Tour” levar milhares de pessoas a quererem assistir ao show onde em muitos lugares já estava esgotado ou por em algumas cidades o valor ser extremamente mais alto.
Com isso as pessoas ganham experiências na viagem sem contar que vão assistir ao seu artista favorito. Por exemplo, faz muitos anos que Madonna não fazia shows, e esta do momento é especial, está passando por diversas cidades o que leva muitos fãs a viajarem.
A banda U2 foi outro case inaugurando um novo local de eventos em Las Vegas, o Sphere, causando um grande movimento para a cidade não só para assistir a banda mas também conhecer o novo local que é incrível e nunca visto antes.
Sem falar em diversos festivais que acontecem ao redor do mundo que levam uma outra experiência ao público.
2. Turismo esportivo
A cada ano mais pessoas estão adeptas a assistir um jogo de futebol, basquete, futebol americano, hóquei no gelo, tênis… além de assistir a corridas de Fórmula 1 que nos últimos anos voltou a ter grande destaque com um maior número de provas ao longo do ano.
Sem contar que muitos documentários foram e estão sendo feitos com temas esportivos o que leva cada vez mais pessoas a quererem assistir de perto o esporte que passaram a acompanhar.
Por aqui sempre incentivamos essa experiência pois você pode ver os melhores atletas do mundo em ação em uma viagem e ainda agregar com experiências gastronômicas, dias de descanso, ir a pontos turísticos da cidade escolhida e muito mais.
Este ano por exemplo teremos em Paris os Jogos Olímpicos sem falar que nos Estados Unidos além das grandes ligas do esporte teremos a Copa América de futebol e nos próximos anos ainda terá o Mundial de Clubes de futebol, Copa do Mundo e em 2028, Los Angeles receberá as Olimpíadas.
3. Gastronomia em todo lugar
Viagens gastronômicas nunca estiveram tão em alta. A busca por descanso atrelado a experiências nunca antes “experimentadas” vem sendo observadas nos últimos anos.
E com isso, pontos gastronômicos vem sendo um dos grandes investimentos de diversas grandes empresas na área de turismo.
Um grande exemplo são diversas estações de trem em todo o mundo, que geralmente foram projetadas apenas para os passageiros irem ou chegarem de seus destinos.
Com o aumento das viagens (e de atrasos), aumentam o número de pessoas ali que querem mais experiências locais.
Com isso estes locais estão se adaptando colocando lojas, restaurantes e bares criando assim uma experiência dinâmica aos passageiros. Inclusive estações ferroviárias históricas estão sendo renovadas para trazer opções gastronômicas.
Ano passado a Moynihan Train Hall em Nova York foi renovada trazendo diversas opções de restaurantes, bares e cafés como Burger Joint, The Irish Exit, Magnolia Bakery, Pastrami Queen, Vesuvio entre outros.
4. Astroturismo em alta
A astronomia é um campo de estudo que existe faz muitos anos e olhar as estrelas tem sido há muito uma fonte de maravilhas que acalmam a alma.
Cada vez mais nos aprofundando no mundo virtual em constante expansão, mais sentimos necessidade de expandir os horizontes no universo real.
O astroturismo tem como objetivo de ver fenômenos astronômicos. Com essa tendência cada vez mais hotéis estão criando espaços para que os hóspedes olhem para cima e observem cometas, constelações… e como 2024 é um ano extraordinário com eclipses e chuvas de meteoros, a demanda vem aumentando no mundo todo.
Aliás, cientistas revelaram que este é o melhor ano para ver aurora boreal nos últimos 20 anos.
Outra linha que vejo falando sobre astros é a cada vez mais pessoas estudando astrologia e há um braço nesse estudo que identifica exatamente os seus melhores lugares para seu objetivo que é a Astrocartografia.
5. Férias mais frias
A grande maioria das pessoas costumavam passar as férias de verão em locais com muito sol, calor… mas nos últimos anos com o aumento da temperatura, cada ano fica mais quente. Observou-se uma tendência de pessoas procurando lugares mais frios.
Um exemplo que vem sendo notado, é na própria Europa durante o verão muitas pessoas iam para curtir as cidades litorâneas, mas agora viajantes estão optando por países como Finlândia, Islândia e Escócia que durante o período mais quente têm uma temperatura agradável.
Observamos durante o verão no Brasil um grande número de pessoas indo para o hemisfério norte para locais que possam esquiar ou até mesmo se divertir como os parques temáticos da Flórida que apesar de ser um estado mais quente, durante o mês de janeiro é mais fresco.
E durante as férias de julho, observamos as pessoas optando por cruzeiros no Alasca que é além de ser um período melhor para ir também tem uma temperatura mais amena. Aliás, você ter mais informações e consultar valores aqui.
6. Viagens em baixa temporada
Viajar na baixa temporada sempre teve seus benefícios pois os custos da viagem caem bastante pois é um período com menos demanda.
Observou-se nos últimos anos e em uma pesquisa recente do Booking que as pessoas estão optando por este período pelo custo e flexibilidade de datas devido ao trabalho remoto.
Muitas famílias planejam melhor para que as crianças percam um período menor de aulas ou simplesmente se organizam para economizar e consequente viajar mais vezes ao ano.
Consulte hotéis em baixa temporada aqui, você vai ver que realmente a economia é grande.
7. Restaurantes e hotéis juntos
Restaurantes e hotéis são os dois pilares da indústria hoteleira. E os dois geralmente estão interligados na mesma premissa. Porém até recentemente a maioria dos hotéis não era fundada nem pertencia a donos de restaurantes.
Mas como uma aumento de viagens com um intuito mais gastronômico, com as pessoas aguardando ansiosas pelos novos restaurantes e reservas disputadíssimas, os donos de restaurantes começaram a adicionar hotéis ao seu portfólio.
Quem deu o pontapé inicial foi o Nobu que começou como restaurante em 1994 e em 2013 lançou sua marca hotelaria. Nos últimos anos vimos esta tendência crescer e em 2024 veremos ainda mais.
Outros exemplos são o Global Ambassador, de Sam Fox, que foi inaugurado em Phoenix com cinco restaurantes. Em Santa Bárbara a Good Lion Hospitality está reinaugurando o Petit Soleil, um hotel boutique na região vinícola da Califórnia com um novo bar e restaurante.
Em Dallas, a Harwood International que conta com doze restaurantes na região abriu o Hotel Swexan entre muitos outros.
Com isso sua viagem agrega ainda mais experiências já que você tem todo o conforto do hotel com restaurantes espetaculares.
Aqui pontuamos sete tendências mas a matéria original da Condé Nast Traveller tem mais treze.
Acreditamos muito que suas férias ganham muito mais experiências com alguns pontos que farão você lembrar sempre de um show, restaurante, cidade ou país….
Seu próximo destino seguirá as atuais tendências de viagens?
Acesse nossa seção de cupons de desconto! Você vai encontrar cupons e descontos exclusivos em chip de internet, aluguel de carro, hotéis, passagens aéreas, ingressos e muito mais para sua viagem.
O Mipylist tem um canal no Telegram! Participe para receber promoções exclusivas em primeira mão e ficar por dentro das principais novidades que trazemos por aqui.
Aproveite e siga o Mipylist no Instagram.