Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025 revela novidades e destaques da gastronomia

D.O.M. (São Paulo) D.O.M. (São Paulo)
Alex Atala - D.O.M. (São Paulo) - Foto: Divulgação

gastronomia do Rio de Janeiro e de São Paulo esteve em foco no lançamento do Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025.

Já são 125 anos da icônica publicação que revelou a seleção deste ano, que recomenda um total de 149 restaurantes, destacando a vitalidade e diversidade culinária das duas maiores cidades do Brasil.

Veja os destaques!

O restaurante Clandestina, novo Bib Gourmand de São Paulo, oferece gastronomia brasileira contemporânea com toques internacionais © Raphael Criscuolo/Clandestina

Destaques e novidades do Guia MICHELIN 2025

A seleção 2025 do Guia MICHELIN reconhece a excelência em diversas categorias, com 18 novidades no total:

  • 5 restaurantes renovaram suas Duas Estrelas MICHELIN, honraria para “cozinha excepcional que vale a pena fazer um desvio”.
  • 4 novos restaurantes conquistaram sua Primeira Estrela MICHELIN, concedida a “cozinha de alta qualidade que vale a parada”.
  • 3 restaurantes mantêm a Estrela Verde MICHELIN, que valoriza a sustentabilidade na gastronomia.
  • 5 novos restaurantes foram incluídos no grupo Bib Gourmand, reconhecendo a melhor relação qualidade/preço.
  • 12 novos estabelecimentos foram adicionados à categoria de Recomendados, pela qualidade de sua cozinha.
O restaurante japonês KANOE, nova Estrela MICHELIN em São Paulo, oferece um menu Omakase em um ambiente intimista © Rubens Kato/KANOE

Restaurantes estrelados

Cinco restaurantes reafirmaram sua posição no topo da gastronomia brasileira, renovando suas Duas Estrelas MICHELIN:

  • D.O.M. (São Paulo)
  • Evvai (São Paulo)
  • Tuju (São Paulo)
  • Lasai (Rio de Janeiro)
  • Oro (Rio de Janeiro)

Quatro novos estabelecimentos se juntaram ao seleto grupo dos restaurantes com Uma Estrela MICHELIN em 2025 (totalizando 20 no Brasil), representando a vitalidade da cena culinária:

  • Casa 201 (Rio de Janeiro)
  • Oseille (Rio de Janeiro)
  • KANOE (São Paulo)
  • Ryo Gastronomia (São Paulo)
Kisetsu Sashimi, do restaurante Ryo Gastronomia, com uma Estrela MICHELIN, em São Paulo © Kenzo Sanematsu/Ryo Gastronomia

Sustentabilidade e ótima relação qualidade/preço

O compromisso com a ecorresponsabilidade na cozinha é valorizado pela Estrela Verde MICHELIN.

Os três restaurantes que mantiveram esta distinção, todos em São Paulo, são referência nacional em boas práticas ambientais: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju.

O prêmio Bib Gourmand, que reconhece a melhor relação qualidade/preço, recebeu cinco novos estabelecimentos em São Paulo em 2025: A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata. A seleção brasileira agora conta com 40 restaurantes Bib Gourmand (33 em SP e 7 no RJ).

Restaurantes recomendados: Qualidade para todos os gostos

A categoria de Recomendados no Guia MICHELIN destaca restaurantes pela qualidade de sua cozinha, abrangendo diversos estilos.

Com 12 novas adições em 2025, a seleção totaliza 84 restaurantes (30 no RJ, 54 em SP). As novidades incluem desde propostas que exaltam a culinária brasileira (como Sal Gastronomia em SP) até especialidades do mar (OCYÁ Ilha no RJ) e cozinhas internacionais (italiana, japonesa, espanhola, portuguesa), refletindo a diversidade da cena gastronômica.

Proposta do novo Bib Gourmand Jacó, em São Paulo, regido pelo jovem chef Iago Jacomussi © Guilherme Galembeck/Jacó

Prêmios especiais MICHELIN 2025

Guia MICHELIN também reconhece talentos individuais que elevam a experiência gastronômica com três prêmios especiais:

  • Prêmio Jovem Chef (por Mastercard): Iago Jacomussi (Jacó, São Paulo) – Reconhece um talento emergente com raízes brasileiras e influências globais.
  • Prêmio Sommelier: Marcelo da Fonseca Lopes Costa (Evvai, São Paulo) – Destaca a elegância, simpatia e paixão em harmonizações de vinhos.
  • Prêmio Serviço (por Sebrae): Rodrigo Cavalcante (Tuju, São Paulo) – Celebra a excelência na condução da equipe de sala e no atendimento personalizado.

A seleção 2025, resultado do trabalho minucioso dos inspetores, confirma a cena gastronômica vibrante e em constante transformação no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Chefs de diferentes gerações e estilos demonstram técnica, criatividade e um crescente foco na ecorresponsabilidade.

Guia MICHELIN segue como referência para explorar o melhor da culinária nas duas cidades, atraindo a atenção de entusiastas da gastronomia no Brasil e no mundo.

Aproveite!

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do MIPY em primeira mão direto no seu celular. Viagens, shows, esportes, promoções e muito mais.

Leia nossas últimas notícias e tenha ainda mais experiências em sua próxima viagem.

Siga o MIPY no Instagram.