InícioLifestyleArt Basel Miami: Conheça a maior feira de arte dos EUA

Art Basel Miami: Conheça a maior feira de arte dos EUA

Cidade respira arte por todos os cantos, aproveite!

Miami receberá pela vigésima primeira vez a Art Basel Miami Beach, que é considerada a feira internacional de arte contemporânea mais abrangente da América do Norte. O evento acontece anualmente no início de dezembro e em 2023 será entre os dias 08 e 10.

A Art Basel conta com artistas, colecionadores, aficcionados por arte além de negociadores de arte, 277 galerias internacionais de mais de trinta e três países com novos participantes e expositores veteranos com destaques da cena latino-americana e da diáspora caribenha.

Além da feira acontecem exposições e eventos nos principais museus, colecionadores particulares e parceiros culturais de Miami Beach.

Na edição de 2023 a Art Basel reunirá 277 galerias internacionais líderes para apresentar obras de arte das mais alta qualidade em todas as mídias – desde pintura e escultura até fotografia e obras digitais – de artistas desde o início do século XX.

Pioneiros modernos do século XIX até profissionais contemporâneos. Quase dois terços das galerias deste ano vêm da América do Norte e do Sul, acompanhadas por um conjunto excepcional de expositores da Europa, Ásia e África.

A feira receberá 24 estreantes na mostra de Miami Beach, sendo três deles entrando diretamente no principal setor de galerias: Galerie Minsky (Paris), Ortuzar Projects (Nova York) e Weinstein Gallery (São Francisco).

Seis galerias participarão pela primeira vez da feira Nova, setor destinado a galerias que apresentam obras inéditas de até três artistas; 08 galerias em Positions, hospedando jovens galerias apresentando ambiciosas apresentações solo de artistas internacionais emergentes; e 07 galerias em Survey, dedicadas a galerias que destacam práticas artísticas de relevância histórica.

O evento acontece no Miami Beach Convention Center, sendo divido em setores, cada um com uma curadoria focada, abaixo mais informações de cada uma delas.

Art Basel Miami

Galleries

O principal setor da feira contará com 222 das principais galerias do mundo, exibindo pintura, escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo e obras digitais da mais alta qualidade, incluindo 10 expositores apresentando obras editadas, gravuras e múltiplos.

Oito galearas que já expuseram em outras seções apresentarão toda a gama de sua programação, incluindo Antenna Space (Xangai), Ruth Benzacar Galeria de Arte (Buenos Aires), Company Gallery (Nova York), Anat Ebgi (Los Angeles), Larkin Erdmann Gallery (Zurique), Fitzpatrick Gallery (Paris), Night Gallery (Los Angeles) e Nicola Vassell (Nova York).

Quatro galerias estarão com estandes conjuntos. A Galeria Parrasch Heijnen de Los Angeles e a Galeria Franklin Parrach de Nova York apresentarão conjuntamente uma exposição celebrando a lendária Galeria Brockman, operando em LosAngeles de 1967 a 1990 e a primeira grande galeria contemporânea dirigida por e para artistas negros.

Também compartilhando um estande, a Galeria Minsky de Paris e a Weinstein Gallery de São Francisco apresentarão uma mostra individual da artista surrealista ítalo-argentina Leonor Fini, com pinturas, desenhos de teatro inéditos e cenários de ópera do acervo pessoal da artista, bem como uma seleção de esculturas, incluindo máscaras de baile e o guarda-roupa antropomórfico de 1939 de Fini.

Art Basel Miami

Nova

Dedicado a galerias que apresentam obras criadas nos últimos três anos por um, dois ou três artistas, o setor Nova contará com 21 apresentações de 22 galerias.

Os destaques incluem: duas esculturas inéditas do artista porto-riquenho Daniel Lind-Ramos da série María do artista, apresentadas pelo The Ranch (Nova York) e mapeando a linguagem crítica da prática de montagem de Ramos caracterizada por imponentes figuras antropomórficas e totens compostos de objetos recuperados e matérias orgânicos de sua cidade natal, Loíza, o maior enclave afro-caribenho em Porto Rico.

Uma nova série de pinturas a óleo e spray do artista egípcio Basim Magdy, radicado na Basileia, a primeira encenação de suas pinturas nos Estados Unidos, apresentada pela recém chegada Gypsim Gallery (Cairo).

Uma seleção de pinturas do artista americano Matt Bollinger, realizadas com ternura, trepanado uma América Central alienada, com um elenco recorrente de habitantes em “Holmes, Missouri”, um município fictício construído pelo artista, apresentado pela galeria de Dublin – Mother’s Tankstation.

E, analisando os espaços sociais americanos por meio do retrato, uma série de pinturas a óleo sobre painel de madeira do artista radicado em Los Angeles Shizu Saldamando, intercaladas com obras de flores em aço e papel japonês Washi do artista, apresentadas pela Charlie James Gallery (Los Angeles).

O setor também incluirá um estande conjunto das galerias londrinas Arcadia Missa e Soft Opening, conhecidas por fornecer uma plataforma para discursos feministas queer.

Estarão pela primeira vez no Nova: Château Shatto (Los Angeles); Luis De Jesus Los Angeles (Los Angeles); Gypsum Gallery (Cairo); Lyles and King (Nova York); Silverlens (Manila, Nova York) e The Ranch (Nova York).

Art Basel Miami

Positions

Este ano contará com 16 apresentações independentes de artistas emergentes de todo o mundo. Os destaques incluem: uma apresentação do artista Basilio Allan Weber, conhecido por seu trabalho sobre o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro, incluindo uma nova série de fotos durante a pandemia, quando Weber trabalhava como motorista de entrega de aplicativos de comida, apresentada por Galatea (São Paulo).

Quatro obras do artista mexicano Andrew Roberts feitas especialmente para a feira e explorando o oceano como um espaço geopolítico de violência, incluindo um trabalho de vídeo em três canais, no qual um conjunto de monstros marinhos gerados e animados por computador canta assustadoramente até a extinção, uma escultura representando uma criatura humanoide aquática em estado de sono profundo e dois baixos-relevos de grande escala feitos de silicone, apresentados pela Peludo Co. (Cidade do México).

Uma nova série de fotografias do artista americano Texas Isaiah, na qual sujeitos transmasculinos, não binários e com expansão de gênero atuam em uma paisagem exuberante, mostrada ao lado de uma instalação de altar dedicada a Ki’tay Davidson, uma defensora negra transmasculina da justiça para deficientes, e Blake Brockington, o primeiro rei do baile do ensino médio abertamente trans na Carolina do Norte, apresentado pela Residency Art Gallery (Inglewood).

E uma instalação de esculturas mistas de parede e piso do artista brasileiro Mano Penalva, em diálogo com os encostos de madeira usados por motoristas profissionais no Brasil e em diversas partes do mundo, apresentada por LIano (Cidade do México).

Pela primeira vez expondo: 56 Henry (Nova York); Bradley Ertaskiran (Montreal); Deli Gallery (Nova York, Cidade do México); Galatea (São Paulo); LIano (Cidade do México); Lomex (Nova York); Mrs. (Nova York) e Galeria David Radziszewski (Warsaw).

Galerias de arte em Miami

Survey

Apresentando obras criadas antes de 2000, a Survey abrigará 17 galerias. Os destaques incluem: uma apresentação em homenagem a Liliana Maresca, a icônica escultora, pintora e artista performática argentina que teve grande influência no cenário artístico do país nas décadas de 1980 e 1990, apresentada pela Rolf Art (Buenos Aires).

Uma apresentação individual de Karen Finley, Karen Filey: REDACTED, centrada na instalação interativa seminal da artista, GO FIGURE, que ela instalou no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, em 1997, apresentada pela Freight+Volume (Nova York).

Um estande individual de pinturas abstratas africanas marcantes da artista americana Vivian Browne, feito após uma influente viagem à Nigéria em 1971, apresentado por Ryan Lee (Nova York).

E uma série de oito pinturas com carga erótica de operários de fábrica do espólio do artista suíço Rudolf Maeglin, feitas entre 1932 e 1948 e nunca vista antes nos Estados Unidos, incluindo duas raras obras de grande escala, nas quais a provocação única do artista de gênero reverbera com urgência, apresentado pela Meredith Rosen Gallery (Nova York).

Pela primeira vez estão a Freight+Volume (Nova York); Elizabeth Leach Gallery (Portland); Ryan Lee (Nova York); Stars (Los Angeles); Vito Schnabel Gallery (Nova York); Duane Thomas Gallery (Nova York) e Klaus Von Nichtssagend Gallery (Nova York).

Além disso ainda há os setores especiais.

Art Basel Miami

Meridians

Com curadoria de Magalí Arriola, curadora residente na Cidade do México e diretora do Museu Tamayo Arte Contemporaneo, o setor apresentará 19 projetos de grande escala que transcendem as dimensões de um estande tradicional de uma feira de arte.

Kabinett

Apresentando exposições coletivas temáticas, mostras de história da arte e apresentações individuais – retornará, dando aos expositores a oportunidade de apresentar instalações com curadoria concisa em seus estandes principais.

Conversations

Programada pela curadora Emily Butler e gratuita ao público, a feira volta a receber Conversations, uma série de debates ao vivo que reune as figuras culturais mais inspiradoras da atualidade.

O renomado programa contará com a participação de líderes inovações sobre os principais tópicos que moldam o mundo da arte e da cultura.

Mais informações sobre Meridians, Kabinett e Conversations serão divulgadas nos próximos meses assim como a programação adicional do Art Basel Miami.

Art Basel Miami

Museus e Private Collections

Ainda há oportunidade de conhecer museus e coleções particulares de classe mundial do sul da Flórida, que sediarão uma ampla variedade de eventos, exposições e projetos especiais excepcionais além da feira durante a semana.

As principais exposições que coincidem com a Art Basel incluem:

The Bass – ‘Carola Bravo – Between Absence and Presence’

de la Cruz – ‘House in Motion’

The Institute of Contemporary Art, Miami (ICA Miami) – ‘Charles Gaines: 1992 – 2023’; ‘Anne Collier’; ‘Tau Lewis’; ‘Ahmed Moris in New York: Elegy of the Sea’ e ‘Sasha Gordon’.

Locust Projects – ‘Cornelius Tulloch: Poetics of Place’

Margulier Collection at the Warehouse – ‘Mimmo Paladino: Painting and Sculpture’; ‘Motherwell, Segal, Stella’; ‘Helen Levitt – New York Street Photographer 1930s – 1990s’; Only Sculpture: Bladen, Fabro, Heizer, Noguchi, Perlman, Merz, Serra, Tony Smith, Snelson, Tucker, Franz West, Wilmarth.

E ainda ‘New Collection: Jenny Brosinski, David Deutsch, Jürgen Drescher, Hadi Falapishi, Anna Fasshauer, Duane Linklater, Alessandro Piangiamore, Magnus Plessen, Sara Ramo, Rose B. Simpson, Giuseppe Spangulo, Lisa Williamson, Marina Zurkow, and James Schmitz’

Pérez At Museum Miami (PAMM) – ‘Joan Didion: What She Means’; ‘Yayoi Kusama: Love is Calling’; ‘Madeleine Hunt-Ehrlich: Too Bright to See’; ‘Marcela Cantuária: The South American Dream’; ‘Jason Seife: Coming to Fruition’ e ‘Gary Simmons: Public Enemy’

NSU Art Museum Fort Lauderdale – ‘Pablo Picasso: Dust You Are, To Dust You Return’; ‘House of Glackens’; ‘Cosmic Mirrors: Haitian Art Highlights from the Collection’ e ‘The Eye of CoBrA’

Rubell Museum – ‘Collection Highlights’

Serviço:

Art Basel Miami Beach 2023
Datas: 08 a 10 de dezembro
Local: Miami Beach Convention Center
Endereço: 1901 Convention Center Drive Miami Beach, FL 33139

Para mais informações e ingressos sobre a Art Basel Miami Beach é só acessar o site oficial.

Acesse nossa seção de cupons de desconto! Você vai encontrar cupons e descontos exclusivos em chip de internet, aluguel de carro, hotéis, passagens aéreas, ingressos e muito mais para sua viagem.

O Mipylist tem um canal no Telegram! Participe para receber promoções exclusivas em primeira mão e ficar por dentro das principais novidades que trazemos por aqui.

Aproveite e siga o Mipylist no Instagram.

Shows